AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - AVA
O MOODLE
O MOODLE é um espaço de formação on-line. Possui características peculiares que ajudam a compreensão do aluno.
Seu ambiente é bastante limpo e de fácil compreensão.
O espaço destinado ao desenvolvimento de atividades on-line pode ser alvo de inúmeras discussões, envolvendo diversos aspectos tecnológicos, financeiros, administrativos e/ou pedagógicos.
O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente de aprendizagem a distância que foi desenvolvido pelo australiano Martin Dougiamas em 1999.
O Moodle é considerado um Software Livre. Este termo tem diversos aspectos envolvidos, mas, numa tradução simples e rápida, podemos dizer que é um software gratuito, podendo ser baixado, utilizado e/ou modificado por qualquer indivíduo em todo o mundo.
Assim, este ambiente vem sendo utilizado por diversas instituições no mundo todo, possuindo uma grande comunidade cujos membros estão envolvidos em atividades que abrangem desde correções de erros e o desenvolvimento de novas ferramentas à discussão sobre estratégias pedagógicas de utilização do ambiente e suas interfaces.
Podemos dizer que qualquer instituição que utilize o ambiente Moodle, com qualquer fim que seja, está colaborando com o seu desenvolvimento de alguma maneira, mesmo que de forma simples, como divulgar sua existência e possibilidades, identificar problemas ou experimentar novas perspectivas pedagógicas. Estas simples contribuições se propagam por meio de uma livre cadeia de interações entre os indivíduos, percorrendo uma rede de relacionamentos que pode, em pouco tempo, ser apropriada por toda a comunidade.
Como qualquer outro LMS (Learning Management System, que significa Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem), o Moodle dispõe de um conjunto de ferramentas que podem ser selecionadas pelo professor de acordo com seus objetivos pedagógicos. Dessa forma podemos conceber cursos que utilizem fóruns, diários, chats, questionários, textos wiki, publicar materiais de quaisquer tipos de arquivos, dentre outras funcionalidades.
Um simples Chat, pode ser utilizado com um espaço para discussão de conceitos relacionados a um tema, como pode ser chamado de “Ponto de Encontro” e ser utilizado para estimular o estabelecimento de vínculos entre os participantes do curso ou comunidade. Parece simples, mas os resultados são importantes, já que esta decisão não depende da interferência de qualquer profissional da área de tecnologia ou design, o próprio professor que diante das particularidades de seu corpo discente é quem vai decidir que novos espaços podem ser criados e refletir sobre a possível intervenção destes no processo ensino-aprendizagem.
Tais resultados e possíveis reflexos já foram compreendidos pela equipe do Instituto Biosfera, que credita ser o chat uma importante forma de comunicação em grupo, desde que estabelecidas determinadas regras simples:
- Direcionado sobre determinado tema.
- Ser utilizado para construir conhecimento nos participantes.
- Ser direcionado a grupo compativel com o tema.
Chats sem nenhum direcionamento, tornam-se fomento ao fútil e inútil, como os que vemos patrocinados por provedores de acesso e outros, com a simples desculpa da diversão sem sentido.
Da mesma forma podemos criar metáforas para outras ferramentas como o fórum, que pode se tornar um portfólio, um repositório de atividades, um relatório de atividades de campo, além de um espaço para discussão de conceitos. Ao mesmo tempo, um glossário pode ser usado com um dicionário, uma FAQ, um pequeno manual, dentre outras alternativas
É bom lembrar, que o uso de uma ação ou atividade para uma ferramenta não inviabiliza outras possibilidades, pois cada uma delas pode ser inserida no mesmo curso quantas vezes e em que posição ou momento o professor achar necessário.
Logicamente, entendemos as necessidades de padronização e em certos casos de engessamento da estrutura do ambiente para cursos realizados completamente à distância, visto a necessidade administração de conteúdos e pessoal envolvido. Logo, esta forma de pensar o ambiente virtual nos parece mais adequada para a utilização do ambiente como apoio ao ensino presencial, podendo testar novas perspectivas sem prejuízo ao processo ensino-aprendizagem, já que correções podem ser feitas ao longo do caminho e discutidas durante o curso com os alunos.
Conhecendo o Moodle um pouco melhor
O moodle é dotado de uma interface simples, seguindo uma linha de portal. As páginas dos cursos são divididas em três colunas que podem ser personalizadas pelo professor, inserindo elementos em formato de caixas como Calendário, Usuários Online, Lista de Atividades, dentre outros.
Estas caixas são dispostas nas colunas à direita e à esquerda da tela podendo ser deslocadas de um lado para o outro pelo professor.
Na Coluna Central encontramos um conjunto de caixas que podem representar a seqüência de suas aulas por meio de uma lista de tópicos numerados ou datados semanalmente ou, se preferir, criar áreas para agrupar conteúdos ou atividades semelhantes. Por exemplo, poderia criar uma Área de Convivência, para o registro de notícias relacionadas ao curso, um bate papo livre e um fórum para discussão geral, uma Área de Conteúdo, para inserir os textos, imagens e apresentações relativos à temática em foco, uma Área de Atividades, para orientar as atividades a serem realizadas e/ou entregues ao professor e, finalmente, uma Área de Interações, para dispor os mecanismos de interações que o professor achar conveniente para realizar a mediação pedagógica do curso.
Características
Eis algumas das funcionalidades que irão interessar ao administrador do sistema:
Moodle roda em Unix, Linux, Windows, Mac OS X, Netware e qualquer outro sistema que suporte PHP.
Moodle é desenhado de forma modular, e permite uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou remover funcionalidades, em vários níveis.
Moodle permite upgrade simplificado de uma versão para outra mais recente: possui uma sistemática interna que permite fazer atualização de suas bases de dados e reparar-se automaticamente.
Moodle requer apenas um banco de dados (que pode ser compartilhado com outras aplicações, se necessário).
Moodle suporta uma variedade de banco de dados.
Ênfase na integridade dos dados: os formulários são sempre checados, datas validadas, cookies criptografados, etc.
Outras funcionalidades que interessarão aos educadores:
Moodle promove uma interação sócio-construtivista, que inclui colaboração, reflexão crítica, permitindo máxima interação e integração entre a comunidade virtual.
Moodle pode ser aplicado como opção totalmente virtual ou como complemento/suporte a turmas presenciais.
Moodle tem uma interface clara, limpa e simples, compatível com qualquer browser, sem maiores exigências de tecnologia.
Lista de cursos mostra descrição sumária dos cursos disponíveis, informando, inclusive, se estão disponíveis para acesso de visitantes.
Os cursos podem ser enquadrados em categorias. Um site Moodle pode comportar e fazer busca a centenas de cursos.
Áreas para entradas de textos (pesquisas, postagem para fórum, entradas diversas de textos) permitem edição (negrito, imagens, sublinhados, etc.) de forma fácil, usando uma interface html bem simples (WYSIWYG HTML), acessível a qualquer usuário.
Gerenciando o Moodle
O site é gerenciado por um “administrador”, definido durante o setup inicial.
O lay out geral pode ser facilmente alterado a partir de temas pré-configurados, com fontes, cores e padrões que podem ser modificados facilmente e adaptado às necessidades de cada organização.
Módulos e Plug-ins podem ser adicionados a partir da instalação inicial do Moodle.
Pacote para linguagem português-Brasil disponível, além de mais 40 outros idiomas, se necessário.
Caso necessário, o código fonte do programa pode ser alterado para adaptar-se às necessidades, por tratar-se de códgo aberto.
Módulos e Plug-ins podem ser adicionados a partir da instalação inicial do Moodle.
Pacote para linguagem português-Brasil disponível, além de mais 40 outros idiomas, se necessário.
Caso necessário, o código fonte do programa pode ser alterado para adaptar-se às necessidades, por tratar-se de códgo aberto.
Administrando Contas de Usuários Moodle
O objetivo é minimizar a necessidade de envolvimento do administrador apenas ao necessário.
Suporta uma gama de mecanismos de autenticação por módulos plug-in de autenticação, permitindo fácil integração com sistemas já existentes na organização.
Método de postagem de e-mail padrão: os usuários podem criar suas próprias contas de login. Os endereços são validados por confirmação.
Database externo para autenticação: qualquer database contendo pelo menos dois campos pode ser usado como fonte externa de autenticação.
Uma conta de administrador controla a criação de cursos e cria instrutores relacionando usuários a cursos.
Os professores podem ter seus privilégios editados de forma que não possam editar/excluir conteúdos de cursos (útil para instrutores não fixos)
Segurança: professores podem gerar “chaves de acesso” aos cursos, de forma a não permitir que não alunos acessem suas aulas. Eles podem passar essas chaves de acesso por e-mail.
Professores podem inscrever e excluir alunos manualmente, se desejarem.
Alunos podem ser excluídos automaticamente, caso ultrapassem período de inatividade definido pelo administrador.
Alunos são estimulados a criar um perfil on line, incluindo fotos, descrição, hobbies, etc. E-mails podem ser protegidos de exibição caso solicitado.
Cada aluno pode escolher a linguagem que prefere usar (inglês, francês, português, espanhol, etc.)
O professor também pode "forçar" uma linguagem para um curso específico.
Administrando Cursos no Moodle
Um professor pode ter pleno controle sobre todas as configurações de um curso, incluindo restrição a outros professores.
Na criação do curso, podem ser escolhidos três formatos de andamento:
- Curso controlado por semana – o curso é organizado por semana, com datas específicas de início e fim. Cada semana engloba determinadas atividades.
- Curso controlado por tópicos de estudo – similar ao semanal, mas cada “semana” passa a ser um tópico, sem limite de tempo vinculado.
- Curso aberto, focado em discussões entre os participantes – este formato é orientado por um fórum principal, o Fórum Social, que aparece listado na página principal. É aplicável para conteúdos ou situações que exigem um formato mais livre, aberto, e não necessariamento precisam ser cursos, mas espaços para debates, fechamento de ideias, etc. Como os demais, podem ser agregadas várias funcionalidades, como chats, boletins, enquetes, pesquisas, workshops, etc.
- Últimas alterações dos cursos aparecem na página principal de login dos usuários.
- As interações (Foruns, Boletins, Quizzes, Enquetes e Tarefas) podem ser visualizadas num painel único na página principal, ou podem ser “baixadas” como um arquivo de grade de tarefas.
- Relatórios completos de atividades por aluno – com logins e percursos de navegação efetuados (últimos acessos, número de leituras, postagens em fóruns e controle das diversas atividades) .
- Integração via e-mail - cópias de postagens aos fóruns, feedback dos professores, etc.
- Cursos podem ser compactados em um único arquivo zip, utilizando a função backup. Podem ser restaurados em qualquer ambiente moodle, em qualquer servidor.
O TELEDUC
O TelEduc é um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem distância que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob a orientação da Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha.
O Sistema apresenta, atualmente, três tipos de usuários: administrador do sistema, formadores (professor/orientador) e alunos. Não existe limite de alunos e nem de formadores no sistema.
Um dos formadores do sistema, o responsável principal pela disciplina, assume também a postura de Coordenador do Ambiente da Disciplina. Este usuário pode incluir outros formadores na disciplina e modificar algumas configurações no ambiente.
1) Estrutura do Ambiente: Essa área apresenta uma explicação resumida de todas as ferramentas do ambiente. Dessa forma, são apresentadas de forma organizada todas as áreas e suas funcionalidades.
2) Dinâmica da Disciplina: É um espaço onde o formador irá inserir o planejamento de suas aulas, a metodologia adotada, o plano de ensino, entre outras. A dinâmica será explicitada para que o aluno saiba como está ocorrerá a disciplina.
3) Agenda: Esta é a página de entrada da disciplina que contém a programação de atividades. A agenda funciona como um lembrete de prazos para execução das tarefas pelo aluno.
4) Avaliações: Aqui o professor poderá definir as suas avaliações e lançar as notas das atividades.
5) Atividades: No espaço atividades o aluno encontrará as instruções para a execução das tarefas relacionadas às aulas. Essas tarefas farão parte da avaliação processual e continuada durante cada módulo.
6) Material de Apoio: Nesta área estarão disponíveis as aulas, propriamente ditas, com indicações de textos, questionamentos e conteúdo a ser estudado. Essa área servirá como um elo entre o espaço Atividades e Leituras, já que será o ponto central para execução das tarefas e motivará o aluno a acessar as Leituras.
7) Leituras: espaço destinado para a disponibilização de todas as bibliografias utilizadas na disciplina. Essas bibliografias estão organizadas em três categorias:
a) Básica (textos disponíveis na web que não podem deixar de ser lidos)
b) Complementar (livros e materiais disponíveis na web que podem ser consultados caso o aluno deseje aprofundar algum assunto discutido/apresentado nas aulas;
c) Indicada (livros indicados para que o aluno possa obter conhecimentos extras sobre um assunto).
8) Perguntas Frequentes: Neste espaço o aluno poderá visualizar as perguntas mais frequentes feitas para os formadores e suas respectivas respostas. As perguntas podem ser dúvidas sobre algum conteúdo abordado nas aulas, problemas operacionais ou em relação à dinâmica da disciplina (cronogramas, atividades, etc).
9) Parada Obrigatória: A Parada Obrigatória funciona como um índice de sites favoritos e relacionados aos assuntos discutidos na disciplina. Esses sites são cadastrados pelos formadores.
10) Mural: Esta área é dedicada para o envio de mensagens diversas que sejam de interesse do grupo (alunos e formadores). Tanto os formadores como os alunos podem colocar uma mensagem no Mural. Entretanto, os formadores têm a permissão de apagar uma mensagem, caso a considere inadequada para o ambiente da sala de aula virtual. Sugere-se que as mensagens enviadas sejam: indicação de sites relacionados ao conteúdo discutido pela disciplina, divulgação de eventos acadêmicos, notícias, etc.
11) Fórum de discussão: Essa é uma das ferramentas que serão utilizadas para garantir uma maior interação entre alunos e formadores. No Fórum acontecerão os debates propostos pelo formado, geralmente no espaço Atividades.
12) Chat: Está é uma outra ferramenta de interação, onde alunos e formadores poderão conversar em tempo real (de forma síncrona). Esse recurso será utilizado para esclarecer dúvidas específicas de alunos e para as reuniões dos grupos de trabalho.
13) Correio: O Correio é uma ferramenta de comunicação, semelhante ao e-mail, que permite aos usuários a troca de correspondências. Esse recurso será utilizado, principalmente, pelo formador para manter contatos individuais com seus alunos (orientar, enviar notas e comentários de trabalhos). Entretanto, também pode ser utilizada para que os alunos se comuniquem.
14) Grupos: Essa ferramenta será utilizada por alguns formadores para auxiliar o gerenciamento dos grupos de trabalho. Neste espaço o aluno irá encontrar a formação de seu grupo com a listagem dos componentes.
15) Perfil: Essa área deve ser utilizada por formadores e alunos para que estes definam seus. No Perfil podem ser disponibilizadas informações complementares sobre o usuário, e-mail particular, foto, hobbies, etc. Essa ferramenta também facilita a criação dos grupos de trabalho porque o formador pode avaliar todos os perfis e a partir daí organizar os grupos de acordo com os interesses de cada aluno.
16) Diário de Bordo: Este espaço lembra um bloco de anotações ou um diário, onde alunos e formadores podem colocar seus comentários. Tanto os alunos como os formadores têm a opção de compartilhar (permitir que outros vejam) as suas anotações com outros formadores e/ou alunos, se desejar.
17) Portfólio: Neste espaço, os alunos devem disponibilizar suas produções (resenhas, artigos, pesquisas, etc). Essa área pode ser compartilhada com os outros alunos e formadores. Neste caso, os usuários também podem, se quiser, fazer comentários sobre as produções.
18) Acessos: Essa área fornece a opção para geração de relatórios sobre a participação dos alunos e formadores no ambiente, disponibilizando a quantidade de acessos e a frequência nas diversas áreas do sistema.
19) Intermap: O Intermap é uma ferramenta que disponibiliza relatórios (em tabelas ou graficos) sobre a interação entre alunos e formadores no Fórum de Discussões, Chat e Correio.
20) Configurar: Nesta área alunos e formadores podem modificar suas senhas, selecionar o idioma de exibição do ambiente e solicitar que o sistema envie notificações quando houver atualizações no ambiente.
21) Sair: Quando for sair do ambiente os alunos e formadores devem clicar em sair para o sistema seja finalizado.
Considerações sobre 0 TELEDUC
É importante constatarmos que esta ferramenta possui tecnologia brasileira, sendo amplamente utilizada por universidades e instituições brasileiras. São exemplos, a UNICAMP - Universidade de Campinas, UNB – Universidade de Brasília, UNITAU – Universidade de Taubaté.
O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.
O TelEduc foi concebido tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza Atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, software, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Frequentes, etc.
Durante os últimos meses, o TelEduc passou por uma total reestruturação. Sua estrutura interna (código e base de dados) e ferramentas foram analisadas e melhoradas, visando principalmente o desempenho e a padronização completa do Ambiente. Abaixo, estão descritas as principais modificações feitas no TelEduc.
Mudança de Linguagem e do Gerenciador de Banco de Dados
O TelEduc v3.0 foi desenvolvido utilizando a linguagem PHP, associada ao gerenciador de banco de dados MySQL. Todo o código foi reescrito, seguindo o novo padrão de desenvolvimento, permitindo a implantação de funcionalidades adicionais, não suportadas pela versão em Lite.
Com a introdução do MySQL toda a estrutura de bases de dados foi modificada. Abandonando a versão monolítica em MiniSQL (uma base contendo os dados de todos os cursos), implantamos uma segmentação dos dados por cursos. Dessa forma, o tempo de acesso a base de dados não é mais influenciado pelo número de cursos na base, mas apenas pelas características de cada curso (volume de interação entre os usuários).
Padronização das Ferramentas
Todas as ferramentas foram padronizadas tanto visual quanto funcionalmente. Para ver a lista de principais diferenças entre a versão 2.0.7 e a versão 3.0, veja o arquivo teleduc-ferramentas.doc
Suporte a múltiplas línguas
Juntamente com a nova codificação do ambiente, foi implantado o suporte a múltiplas línguas. Uma tabela é utilizada para armazenar todas as frases utilizadas.
Em breve, estaremos disponibilizando a tradução para as línguas inglesa e espanhola, e a ferramenta para cadastro de novas línguas.
Segurança
Novas medidas de segurança de dados foram implantadas no TelEduc. Eis as principais:
- Todos os arquivos postados por usuários ficam armazenados em uma árvore de diretórios não acessível via web. Somente no momento da visualização ou edição os arquivos serão acessíveis através do uso de links simbólicos.
- O acesso à base de dados é feito através de um usuário com acesso somente local.
- Todas as páginas do ambiente de cursos fazem checagem do login e senha do usuário.
Novas funcionalidades
- Ferramenta Intermap - Visualizador de interação nas ferramentas Correio, Bate-papo e Fórum de Discussão;
- Visitantes - Ao coordenador do cursos será dada a opção de aceitar visitantes no curso (estes usuários poderão visualizar as ferramentas disponibilizadas, mas não interagir com o curso);
- Ferramenta de Busca - Sistema de busca de informações nas demais ferramentas;
- Ajuda - Uma descrição do uso das ferramentas será disponibilizada aos formadores e alunos.
Funcionalidades em fase de desenvolvimento:
- Exercícios - Ferramenta para apoio à elaboração e resolução de exercícios on-line.
Fonte: http://ofarol-ead.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Blackboard Learning System
O Blackboard Learning System é uma ferramenta de ensino a distância que disponibiliza um leque de funcionalidades intuitivas de suporte ao e-Learning. A WebCT foi adquirida pela Blackboard onde as suas plataformas (mesmo sendo privadas) são as mais utilizadas no mundo principalmente por instituições de ensino privado.A WebCT é uma ferramenta que facilita a criação de um ambiente educacional baseado em interface WWW. Pode ser usado para criar cursos on-line completos ou como interface de apoio para cursos comuns. Foi desenhado para ser utilizado por usuários sem grande experiência técnica em computadores fazendo uso de interfaces gráficas para o desenho do material, assim como diversas ferramentas para auxiliar o professor. Alguns exemplos sistema de conferência, chat on-line, estudos em grupo, avaliações, gráficos que listam o progresso dos estudantes, email, glossários etc.
Um dos recursos mais importantes da Blackboard é sua ferrramenta para edição de conteúdos a qual permite visualização antecipada, correção gramatical, e compatibilidade com Dreamweaver, FrontPage ou qualquer ferramenta de autoria com padrão scorm.
Ele é composto por quatro áreas funcionais:
•Gestão da informação: informações pessoais, elementos de cursos e documentos, recursos acadêmicos através da web e integração de conteúdos off-the-shelf;
•Comunicação: ferramentas de colaboração assíncronas e síncronas incluindo o e-mail, fóruns de discussão e sessões de aula virtual em tempo real;
•Avaliações: testes e questionários com feedback automático, notas on-line e registro da participação e progressão nos conteúdos;
•Controle: utilitários de gestão para os docentes, armazenamento de informação e relatórios.
Fonte: http://ofarol-ead.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
e-ProInfo
O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite à concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos, e diversas outras formas de apoio à distância e ao processo ensino e aprendizagem.
O e-ProInfo é composto por dois websites: o site do Participante e o site do Administrador. No Participante, especificamente as possibilidades de interação nesse site o usuário tem a possibilidade de dois acessos, ao ambiente do curso e ao ambiente da turma e a interação poderá acontecer em qualquer um desses ambientes.
O ambiente do curso é uma interface do e-ProInfo pela qual todos os alunos do curso passarão. Pode-se compará-lo com a totalidade de uma escola e o ambiente da turma é uma interface do e-ProInfo onde todo usuário que estiver matriculado em uma turma terão acesso. A interação e colaboração acontecem especialmente na seção “Interação”. Essa sessão é composta das ferramentas:
O e-ProInfo é composto por dois websites: o site do Participante e o site do Administrador. No Participante, especificamente as possibilidades de interação nesse site o usuário tem a possibilidade de dois acessos, ao ambiente do curso e ao ambiente da turma e a interação poderá acontecer em qualquer um desses ambientes.
O ambiente do curso é uma interface do e-ProInfo pela qual todos os alunos do curso passarão. Pode-se compará-lo com a totalidade de uma escola e o ambiente da turma é uma interface do e-ProInfo onde todo usuário que estiver matriculado em uma turma terão acesso. A interação e colaboração acontecem especialmente na seção “Interação”. Essa sessão é composta das ferramentas:
- Bate-papo
- Diário de Bordo
- Webmail
- Enquete
- Fórum
Em geral, todas as ferramentas inseridas em na seção “Interação” são apropriadas para reduzir os impactos da desterritorialização e destemporalização que acontecem na EAD.





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